Gramado Consórcios

close

Dúvidas Frequentes

O QUE VOCÊ DESEJA COMPRAR?

Dúvidas Frequentes


Demora muito para contemplar ?

A contemplação ocorre por sorteio e lances, por sorteio pode ser a qualquer momento, pode ser logo ou pode também ser mais a médio e longo prazo. Por lance pode ser antecipado a contemplação, com base nas ultimas assembleias podemos orientar nosso consorciado a ofertar um lance próximo do que está saindo e assim ajudar nossos clientes realizar seus projetos.

Qual valor de lance preciso pra contemplar ?

Temos que analisar cada grupo em particular, com base nos recursos disponíveis para lance e valor de parcela que se encaixe no orçamento mensal. Também se vai utilizar do lance embutido, retido ou somente em recursos próprios.

Posso comprar em qualquer lugar ?

Sim, o consórcio pode ser utilizado para comprar veículos ou imóveis, construir, reformar e ainda utilizar os consórcios de serviços em todo território nacional.

Como posso utilizar o consórcio ?

Para comprar imóveis urbanos ou rurais em todo território nacional, casas, aptos,terrenos, sítios, áreas de terra, fazendas, construir, reformar ou ampliar seu imóvel residencial, industrial e comercial .

Tem que alienar algo ?

Sim, o imóvel ou veículo adquirido por meio do consórcio, fica alienado até a quitação do bem.

O imóvel precisa ter escritura?

Sim, é necessário matricula e habite-se para inclusão do gravame e alienação do bem adquirido por meio do consórcio.

Se eu desistir do consórcio, vou perder o que já paguei ?

O consorciado desistente não perde o total pago em parcelas, existe sim uma multa rescisória definida por lei, sobre o valor pago, para cobrir custos e taxas pagas pela administradora .

Se eu atrasar a parcela perco meu consórcio ?

Não perde, em caso de atraso o consorciado pode fazer uma negociação conosco e seguir normalmente sua participação no grupo. Em caso de atraso de 03 parcelas, exclui automaticamente a cota do consorciado. Podendo reativa-lo a qualquer momento, porem com outro número de cota.

Consórcio é um negócio seguro, não tenho riscos de perder meu dinheiro ?

Quem regula e normatiza o sistema de consórcios é o Banco Central do Brasil, por isso só podem atuar e formar grupos de consórcio, as administradoras cadastradas e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Isso trás credibilidade e segurança a todos os consorciados, garantindo a entrega dos bens a todos os grupos de consorcio.

Quais as modalidades de consórcios que existem ?

São muitas opções a disposição dos brasileiros, atualmente a principal é o consórcio para imóveis, depois vem automóveis, motos, náuticos, caminhões, máquinas agrícolas, utilitários e serviços.

O que é lance ?

É um valor ofertado pelo consorciado, a fim de antecipar a contemplação com recursos próprios, FGTS e porcentagem do crédito se assim optar. No lance livre vence o consorciado que ofertar o maior valor, praticamente como se fosse um leilão.

O que é cota ?

O consorciado ao optar por adesão ao Grupo de consórcio, recebe um número correspondente a sua participação no Grupo de consórcio, seu número de cota define o valor contratado

Quem pode fazer um consórcio?

Qualquer pessoa, com 18 anos ou mais. Lembre-se: você vai fazer um compromisso financeiro, então, antes de tudo, analise se suas escolhas estão compatíveis com a sua renda. Desde o valor do crédito até o valor que você terá que desembolsar mensalmente.

O que é cobrado na parcela do seu consórcio?

No consórcio você não paga juros. Veja para o que o seu dinheiro será destinado:

Fundo Comum: é o valor que será reunido para a compra do bem. É desse fundo que tiramos o crédito que será destinado aos contemplados e, havendo saldo no encerramento do grupo, será devolvido aos consorciados ativos e excluídos.

Fundo de Reserva: esse fundo é essencial para manter a saúde financeira do grupo. O valor é destinado a uma reserva para casos de imprevistos como cobrir uma eventual falta de dinheiro no Fundo Comum e, havendo saldo no encerramento do grupo, o mesmo será devolvido aos consorciados ativos.

Taxa de Administração: é o valor que a gente cobra para administrar seu consórcio. A Taxa de Administração é diferente dos juros cobrados em outras modalidades, por isso é bem menor. Ela é dividida durante o tempo contratado: um pedacinho em cada parcela.

Seguro Prestamista: esse seguro é opcional e cobrado a partir da 2ª parcela. Em caso de morte ou invalidez total e permanente do consorciado, o seguro quita o saldo devedor do seu consórcio. Trata-se de uma escolha importante para quem quer cuidar da família.